Friedrich Hayek foi o autor mais profundo e mais completo da Escola Austríaca
Por Guilherme Cintra
Publicação original: I.F. Hayek Brasil
A página Instituto Friedrich Hayek Brasil leva Hayek em seu nome porque o considera o autor mais profundo, completo e que mais acertou da Escola Austríaca.
Porém, ela considera dentro de seu alinhamento ideológico outros autores e obras da Escola Austríaca também. Abaixo faremos uma pequena lista sobre:
Carl Menger: Os princípios da Economia, e Investigações sobre os Métodos das Ciências Sociais.
Essas duas obras são a base da Escola Austríaca. E já mostram que ela não é apenas sobre economia, mas também abrange direito, epistemologia, política e sociologia.
Ludwig von Mises: Ação Humana e Socialismo.
Duas grandes e importantes obras da EA, cheias de bons insights, e que exerceram forte influência sobre os austríacos posteriores.
Henry Hazlitt: Economia numa Única Lição e As Fundações da Moralidade.
Hazlitt é especialista em ensinar a economia da EA para o grande público. E também é capaz de desenvolver insights profundos sobre a moral, o direito e a política.
Recomendamos também as obras e artigos de Ludwig Lachmann e Israel Kirzner, bem como o estudo de seus seguidores, principalmente da George Mason University.
Já do próprio Hayek, recomendamos principalmente Os Fundamentos da Liberdade e Direito, Legislação e Liberdade.
Essas obras têm muita discordância entre si? Claro. Mas essa página recomenda fortemente a leitura delas e um debate saudável entre elas para construir um movimento liberal austríaco mais unido e organizado.
*O Congressista endossa todas as recomendações feitas pela página Instituto Friedrich Hayek Brasil.