5 questões que esclarecem as diferenças entre esquerda e direita


Por Wilson Oliveira

Existe uma diferença que é a mais importante de todas: a esquerda é formada por ideologias. A direita não. A direita, na verdade, é uma reação a essas ideologias (por isso muita gente se confunde e chama todo direitista de reacionário). A direita é a observação do passado para que seja feita a correção de erros com a valorização do que torna a vida no presente digna.

A esquerda é futurista, por isso defende sempre revoluções baseadas em ideias para o futuro. Por isso, a esquerda possui etapas para se chegar ao comunismo. Dentro desse escopo, existe uma gama de conceitos que se chocam dentro da esquerda, como o totalitarismo e o anarquismo.

1) progressismo x conservadorismo

Representada aqui pelo progressismo, a esquerda segue a ideia de que as principais tradições ocidentais, como liberdade, democracia e cristianismo precisam ser superadas ou revolucionadas. Já a direita é representada pelo conservadorismo, que é justamente o reconhecimento que a civilização ocidental possui coisas boas que devem ser preservadas.

2) comunismo x nação

A esquerda tem como norte a ideia de que a divisão da população em nações só serve para aumentar a distância entre ricos e pobres, e que por isso deveria existir apenas uma comunidade internacional. A direita compreende que uma nação possui valores, cultura e etnias que criam uma identidade nacional que devem ser preservados (obviamente aqui estão retratadas questões como idioma, hábitos e costumes, mas não quer dizer que tudo deve ser fielmente fixo. O principal pilar do conservadorismo é observar os erros do passado e corrigi-los no presente para que a vida seja digna de ser vivida).

3) socialismo x capitalismo

A ideia da esquerda, neste item, é uma crítica à propriedade privada, pois para os esquerdistas o capital e os meios de produção devem pertencer somente ao Estado para que ele faça a distribuição (justiça social) conforme os representantes estatais julguem correto. Já a direita, preservadora dos valores ocidentais, conserva o reconhecimento de que é legítimo qualquer cidadão acumular seu capital, ter seu meio de produção e negociar, livremente, com qualquer cidadão conforme seja o seu desejo.

4) totalitarismo x liberalismo

Para a esquerda, existe a ideia de que o Estado deve ser total e absoluto, possuindo o controle de tudo e de todos. No entanto, este item requer uma observação. O uso do termo liberalismo foi empurrado para lá e para cá ao longos dos séculos. Mas é importante frisar que o seu nascimento, sob a égide do Liberalismo Clássico, representa justamente como valores uma liberdade que caracteriza funções imprescindíveis ao Estado, como segurança, que é defendida pelo conservadorismo. Porém, tanto para os liberais clássicos como para os conservadores, o Estado não deve ultrapassar o limite das suas atuações para não tirar a liberdade dos cidadãos de levarem suas vidas individualmente e em comunidade.

5) anarquismo x democracia

O comunismo nasceu com uma ideia de que o Estado não deveria existir, baseada na crença que o sistema estatal foi criado objetivando uma construção burguesa de sociedade. Para Karl Marx, ninguém deveria ser eleito nem eleger ninguém, porque isso significaria pessoas sendo controladas por outras pessoas. Posteriormente, pensadores marxistas chegaram a conclusão que, em vez de tentar acabar com o Estado, era necessário ocupá-lo, de todas as formas, para que fosse promovida uma Revolução Comunista em todo mundo. Na direita, o pensamento a favor da existência do Estado segue uma ideia completamente distinta: de que as pessoas só conseguem levar uma vida digna se viverem em uma civilização e que, para tal, é necessário existir regras, e que isso só é possível com a escolha de pessoas que possam se dedicar à administração dessas regras. Essa dualidade a respeito da existência do Estado permitiu o nascimento de movimentos anarquistas que rejeitam tanto o rótulo de esquerda como de direita.

*Nota do editor: não se assuste! O Congressista está em constante atualização para publicar artigos sobre cada um desses tópicos.
5 questões que esclarecem as diferenças entre esquerda e direita 5 questões que esclarecem as diferenças entre esquerda e direita Reviewed by Wilson Oliveira on 23:12:00 Rating: 5

2 comentários:

Os comentários ofensivos e anônimos serão apagados. Daremos espaço à livre manifestação para qualquer pessoa desde que não falte com o respeito aos que pensam diferente.

Tecnologia do Blogger.