Falar a verdade é melhor que a Reforma da Previdência

 


Por Renato Amoedo

Esqueça reforma da previdência. Isso é pura engenharia social. Vai aumentar o Estado e reduzir liberdades e rendas privadas.

Nem com privatizações, nem com desregulamentações e nem com tudo que se possa fazer para reduzir corrupção e aumentar arrecadação, você não vai receber aposentadoria significativa em 40 anos.

De maneira simples: com juro negativo (e a geração mais numerosa no meio do caminho), previdência de capitalização é impossível; com fecundidade decrescente (menor que 1.7 e fim dos empregos formais, com gerações inteiras de "nem nems" ou eternos estudantes) sistemas de caixa (solidariedade inter generacional) são impossíveis.

O déficit atuarial não é só financeiro - é humano. Olhe a pirâmide etária do IBGE: em 35 anos o Brasil será o país mais velho das Américas (que hoje é Cuba). É possível que aposentadorias decentes sejam pagas com mais aposentados que gente contribuindo?

Na Venezuela tem gente que ganhava 2000usd recebendo 3usd de aposentadoria.

A única coisa decente a se fazer agora é dar uma chance de cada um se salvar e dizer a verdade a população, deixando que cada um fique com o dinheiro do seu trabalho e não tomando quase 40% do rendimento do trabalhador para esquemas corruptos de poupança forçada que destroem sua riqueza e seu futuro (INSS, FGTS, 13º etc...)

Tornar FGTS, 13º e INSS facultativos para que cada um receba em dinheiro o valor do seu trabalho é a primeira medida para tirar o país da crise e mitigar o déficit. Só depois disso, é possível haver debate racional de como a União vai honrar o passivo - se vai pagar as obrigações liquidando ativos publicos, se vai instituir renda mínima universal com os rendimentos desses ativos ou se vai devolver os valores pagos a quem quiser sair.

Se isso não for politicamente viavel, melhor não fazer nada e deixar a pirâmide quebrar em cinco anos do que roubar, empobrecer e enganar a população por mais 35.

O Congressista precisa de sua ajuda. Nos faça uma doação através de nosso apoia.se
Falar a verdade é melhor que a Reforma da Previdência Falar a verdade é melhor que a Reforma da Previdência Reviewed by O Congressista on 20:54:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários ofensivos e anônimos serão apagados. Daremos espaço à livre manifestação para qualquer pessoa desde que não falte com o respeito aos que pensam diferente.

Tecnologia do Blogger.