Nikki Haley: conversas entre a Coreia do Norte e a do Sul são apenas "distração"
Coreia do Norte e do Sul estão falando novamente depois de dois anos de silêncio, mas isso é apenas "distração", disse a embaixadora dos EUA na ONU Nikki Haley em uma entrevista exclusiva a Greta Van Susteren, da Voice of America.
"Eu acho que isso é uma distração. Eu acho que isso que está acontecendo é o que a Coréia do Norte sempre fez”, explicou Haley. "Nós não vamos jogar o mesmo jogo". O Departamento de Estado afirmou na quarta-feira que os EUA não acreditam que agora é o momento certo para conversas.
"Só porque a Coréia do Norte e o Sul estão de mãos dadas hoje não significa que a ameaça não tenha desaparecido", disse ela, acrescentando: "Os Estados Unidos e a comunidade internacional irão continuar pressionando a Coréia do Norte" até que abandonem a busca por mísseis balísticos e armas de destruição em massa.
Haley enfatizou que para os EUA está "bem" os intercâmbios bilaterais entre as duas Coreias, mas enquanto o Sul planeja suas "Olimpíadas de paz", os EUA se concentrarão na ameaça nuclear que persiste.
O Norte e o Sul "podem ir e ter essa cooperação nesse nível regional, mas no final do dia, ainda temos mísseis nucleares na Coréia do Norte que com eles continuarão a testar e continuarão a ameaçar os Estados Unidos e o mundo.” finalizou.
Fonte: The Daily Caller.