Putin autorizou plano para derrubar avião de passageiros em 2014


Por Marcela Vasconcelos

O presidente da Federação da Rússia, Vladimir Putin, confessou no último domingo à noite (11/03), durante a transmissão do documentário Putin, que em 2014 aprovou um plano para derrubar um avião de passageiros que havia sido sequestrado. 

Os pilotos da Pegasus Airlines (Boeing 737-800) que voavam de Kharkiv (Ucrânia) para Istambul (Turquia), relataram que um homem ucraniano tinha uma bomba e que teriam que mudar a rota do avião e dirigir-se a Sochi, onde mais de 40 mil pessoas se reuniam no estádio Fisht para assistir a abertura das Olimpíadas Inverno de Sochi. 

Putin disse que horas antes da cerimônia, ele recebeu um telefonema do chefe da Agência de Inteligência da Federação Russa (FSB sigla em russo, antiga KGB), Alexander Bortnikov, o informando sobre a situação e estava preparado para derrubar o avião com 110 pessoas a bordo. 

"Foi-me dito: um avião a caminho da Ucrânia para Istambul foi apreendido, os captores exigem pousar em Sochi", disse Putin na entrevista do documentário de 120 minutos. O presidente russo consultou Bortnikov, sobre quais medidas deveria tomar diante da situação . "Eu perguntei:" O que você sugere? " E a resposta foi a que ele já imaginava, derrubar a aeronave. "Eu disse a ele:" Aja de acordo com o plano”. 

Vladmir Putin recordou que no momento do ocorrido estava viajando em um ônibus junto com outros dignitários rumo a cerimônia de inauguração dos Jogos Olímpicos e que não disse a ninguém do que se trava a ligação. 

Minutos depois, o chefe da FSB ligou para Putin e o informou que tudo não passou de um alarme falso - o “sequestrador’ estava bêbado - e que o avião havia pousado com segurança na Turquia. Em 2016, o ucraniano acusado pelo falso sequestro, Artem Kozlov, foi sentenciado na Turquia a 9 anos e meio de prisão.

Fonte: Reuters

Putin autorizou plano para derrubar avião de passageiros em 2014 Putin autorizou plano para derrubar avião de passageiros em 2014 Reviewed by Marcela Vasconcelos on 18:45:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários ofensivos e anônimos serão apagados. Daremos espaço à livre manifestação para qualquer pessoa desde que não falte com o respeito aos que pensam diferente.

Tecnologia do Blogger.