Grupo terrorista dissidente das FARC mata equipe de jornal


Por Fellipe Villas Boas

Foi confirmada a morte de uma equipe do jornal equatoriano "El Comercio", pela Frente Oliver Sinisterra, dissidente das FARC (Forças Armadas Revolucionarias da Colômbia).

O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 13/04, em uma coletiva de imprensa dada pelo presidente do Equador, Lenin Moreno. O mandatário equatoriano havia pedido uma prova de vida da equipe ao grupo terrorista, porém, não obteve resposta.

O presidente revelou ter informações que confirmavam o assassinato do Jornalista Javier Ortega (36 anos), o fotógrafo Paul Rivas (45 anos) e o motorista Efraim Segarra (60). A equipe foi sequestrada na província de Esmeraldas, fronteira com a Colômbia, ao cobrir a crescente onda de violência na região.

O governo equatoriano ofereceu uma recompensa de 100 mil dólares para quem der pistas do paradeiro de Walter Patricio Arizal Vernaza, conhecido como Guacho, líder da Frente que planejou o sequestro.


O grupo é formado por guerrilheiros da área Nariño, Colombia, fronteira com o Equador, que não quiseram se submeter ao acordo de paz que partes da guerrilha fez com o governo colombiano. Antes do acordo, a área era controlada pela Coluna Móvel Daniel Aldana, e muitos dos atuais grupos dissidentes provém desse bloco. Entre eles o de Walter Patricio.

A área de Nariño é conhecida pela quantidade de drogas que circulam pela região, que hoje é controlado pelo grupo de Walter. De acordo com um relatório da Fundação Ideias para a Paz (FIP), com sede em Bogotá, a característica principal desse grupo é sua antiga ligação com o tráfico.

O grupo terrorista sofre com a atuação do governo equatoriano para coibir o tráfico de drogas na região fronteiriça. E nos últimos anos vem fazendo uma série de ataques terroristas em delegacias e cidades da região de Esmeraldas, o que motivou a equipe do jornal El Comercio a cobrir os acontecimentos da região.

Grupo terrorista dissidente das FARC mata equipe de jornal Grupo terrorista dissidente das FARC mata equipe de jornal Reviewed by O Congressista on 10:45:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários ofensivos e anônimos serão apagados. Daremos espaço à livre manifestação para qualquer pessoa desde que não falte com o respeito aos que pensam diferente.

Tecnologia do Blogger.