PT se aproximando de Joaquim Barbosa e de Temer, e muito mais
Por Fellipe Villas Boas
No Brasil, a semana começa com o PT voltando à realidade e procurando viabilizar uma aliança com Ciro Gomes ou Joaquim Barbosa, com o pedetista querendo visitar o Capo na cadeia.
A movimentação na carceragem da PF é tamanha que se cogita a transferência do detento para o Complexo Médico Penal de Pinhais. No STF, a romaria petista não tem fim. O foco agora é pressionar a corte para mudar o entendimento sobre a prisão em segunda instância, o que ocasionou numa aproximação entre o PT e o presidente Temer para pressionar o ministro Alexandre de Morais, esse que nesse domingo, 15/04, reiterou seu entendimento sobre a prisão em segunda instância em artigo na Folha de São Paulo.
Já no restante do planeta a preocupação é a escalada das tensões entre o ocidente e a Rússia, após o bombardeio de instalações que supostamente continham armas nucleares, provocando declarações de vários líderes mundiais favoráveis e contra a ação militar. Entre eles o presidente da Turquia Recep Tayyip Erdoğan, que faz parte da OTAN, mas que possui interesses e formas distintas de atuação na região, declarou apoio ao bombardeio aliado, deixando a Rússia em uma posição complicada para uma possível ofensiva.
Em meio a tudo isso, ocorreu em Lima a Cúpula das Américas, que foi esnobada pelo presidente Donald Trump, mostrando o desprestígio do encontro. A reunião de chefes de estado do continente, que vem se mostrando apenas como palanque para seus membros, terminou com uma carta contra a corrupção, algumas propostas de integração e a necessidade de promover a equidade, a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.