Grande mídia cria projeto para combater fake news

15:07:00 0 ''

Resultado de imagem para fake news

Através de um projeto chamado Comprova 24 meios veículos de comunicação para combater as fake news. O programa está sob a coordenação da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), com o apoio do Projor (Instituto para o Desenvolvimento Jornalismo ) e o suporte técnico e financeiro do Google e do Facebook.

Os jornalistas e redações envolvidos foram treinados nas ferramentas de verificação para “identificar e combater a desinformação na internet e técnicas sofisticadas (…) de manipulação” da opinião, explicaram essas mídias em um comunicado.

O “Comprova” receberá de usuários, através de uma conta especial do WhatsApp – com ao menos 120 milhões de usuários no Brasil e é um importante veículo de compartilhamento de “fake news” – informações consideradas suspeitas

Bandnews, Canal Futura, Correio do Povo, Folha de São Paulo, Gazeta do Povo, Jornal do Comércio, Metro Brasil, Nexo Jornal, O Estado de São Paulo, Poder360, Revista Piauí, Rádio Bandeirantes, SBT, UOL e Veja são alguns dos veículos de comunicação que estarão nesse projeto. A Agence France-Presse no Brasil também estará envolvida.

A informação é da Exame