Henrique Meirelles afirma que reforma da previdência será feita em algum momento

16:02:00 0 ''

Resultado de imagem para henrique meirelles

Em sabatina organizada pelo jornal Correio Brazilense, o pré-candidato à presidência pelo MDB, Henrique Meirelles, voltou a defender a reforma da previdência.

“A discussão não é se a reforma da Previdência vai ser feita, mas é quando. Ela é inevitável”. Ele também afirmou que nenhum país que mudou o sistema de aposentadorias o processo foi normal. O ex-ministro da Fazenda reforçou que a proposta atinge pessoas que se aposentam muito cedo e com salários altos.

Em relação a reforma da previdência, ele disse: “A carga tributária é a maior dos emergentes e é ai que começam as grandes distorções porque tem que tributar qualquer coisa. Uma coisa que o brasil aprendeu a fazer é arrecadar, mas há muita distorção”, afirmou. “Em primeiro lugar, é importante que diminuam as despesas”, emendou. Segundo ele, é preciso fazer uma reforma em acordo com estados e municípios, e uma reforma abrangente, “para racionalizar o sistema” de forma a proporcionar mais justiça tributária”.

Sobre as contas públicas, Meirelles afirmou que as coisas ainda não estão em ordem porque o estrago feito por governos anteriores foi muito grande.

O ex-ministro da Fazenda defendeu a pulverização do capital da Petrobras e de outras estatais, de forma a assegurar que a administração fique mais profissional, mas sem criar monopólios. “Tem que garantir a competição do setor, aumentando a participação do capital privado para uma política de profissionalização gradual da gestão”, disse ele, que defendeu a privatização do Banco do Brasil e da Caixa, mas pulverizando o capital e evitando que um banco nacional tenha o controle e monopolize o mercado.

A informação é do Correio Braziliense