Setor privado x setor público


Por Anderson Rodrigues
Do blog Jovem Conservador

Se você precisa enviar algo importante pelo correio, você usaria o Correios que é administrado pelo governo e pertence ao setor público, ou você preferiria usar um serviço como o americano FedEx, que é do setor privado?

Os políticos frequentemente falam na mídia sobre os setores públicos e privados da nossa economia, mas qual a diferença? Qual é mais eficiente?

O setor privado é composto de empresas ou corporações que pertencem a pessoas. O setor privado inclui mercados, restaurantes, shoppings. Para obter lucro no setor privado, as empresas precisam merecer o nosso dinheiro, nos oferecendo produtos e serviços que realmente precisamos. Quando essas empresas precisam competir pelo dinheiro, os preços caem. Ninguém quer pagar o dobro do preço em um tênis, se é possível encontrá-lo mais barato em outros lugares.

Por outro lado, o setor público não depende do lucro. Logo, ele não precisa competir pelo nosso dinheiro; ele usa o dinheiro dos nossos impostos. Então, nós temos que literalmente pagar por estes serviços indiretamente, mesmo sem querer ou precisar usá-los. No setor público, é o governo quem decide como os impostos serão usados.

Isso faz sentido em alguns casos. Por exemplo: você não iria querer bombeiros e policiais competindo entre si. Porém, em outros casos, isso faz os custos serem maiores e os serviços piores. Os correios atualmente devem 2 bilhões de reais (talvez muito mais) e é frequentemente socorrido com dinheiro público.

Em contraste, as empresas privadas sabem que, se oferecerem um mau serviço e não ganharem dinheiro, irão à falência. Ao comparar os setores públicos e privados, fica claro que o setor privado, baseado no livre-mercado, é muito mais eficiente e melhor.

Quando você não precisar lucrar ou ter responsabilidades, as coisas são mais caras e o serviço é pior.
Então, quanto houver uma escolha entre setor público ou privado, pense naquele pacote que você precisa que seja entregue.
Setor privado x setor público Setor privado x setor público Reviewed by O Congressista on 22:56:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários ofensivos e anônimos serão apagados. Daremos espaço à livre manifestação para qualquer pessoa desde que não falte com o respeito aos que pensam diferente.

Tecnologia do Blogger.