Para agradar muçulmanos, Subway retira presunto e bacon de restaurantes no Reino Unido

Arte: Fellipe Luiz Villas Bôas

Por Sean Poulter
Publicação original: Daily Mail
Tradução: Fellipe Villas Bôas

No Reino Unido, a gigante do fast food Subway removeu presunto e bacon de quase 200 restaurantes, mudando o cardápio para carne halal na tentativa de agradar seus clientes muçulmanos. Confirmou-se que o presunto de peru e as fatias de peru serão usadas em 185 de seus estabelecimentos, onde toda a carne será preparada de acordo com as regras halal.

O Subway, que tem cerca de 1.500 pontos de venda em todo o Reino Unido, explicou sua decisão dizendo que tinha que equilibrar as preocupações com o bem-estar animal com as "visões das comunidades religiosas"

O massacre halal tradicional prevê que os animais devem ter suas gargantas cortadas e sangrar até a morte. A Subway enfatizou que a carne servida em seus sanduíches viria de animais que foram atordoados primeiro, uma prática que visa reduzir qualquer sofrimento.

Em árabe, a palavra halal significa "permitido" ou "legal" e define tudo o que é permitido ou legal de acordo com o Alcorão. É frequentemente usado para indicar que os alimentos - particularmente a carne - foram preparados de acordo com os princípios e técnicas muçulmanos.

Os muçulmanos são proibidos de comer qualquer alimento não-halal e carne de porco. O Subway disse que os clientes podem identificar as lojas que vendem alimentos halal pelo sinal especial "Todas as carnes são Halal", que deve ser exibido nas filiais participantes.

Nos ramos apenas halal, presunto e bacon foram substituídos por presunto de peru e rashers. Muitas instituições de caridade para animais condenam a matança halal como sendo cruel com os animais.

Tradicionalmente, em matadouros halal, as gargantas dos animais são cortadas enquanto estão plenamente conscientes - um ato que muitos consideram ser desumano e desnecessariamente cruel.

Nos matadouros não-halal, o gado fica atordoado antes de matar para evitar qualquer sofrimento desnecessário. Alguns açougueiros halal também praticam pré-atordoamento, embora isso não seja permitido por alguns estudiosos islâmicos.

Na Grã-Bretanha, matar um animal sem atordoamento prévio é ilegal, mas a lei dá isenção especial aos produtores de carne muçulmanos e judeus com base na religião. Acredita-se que existam cerca de 12 abatedouros dedicados a abates não chutados no Reino Unido, enquanto centenas praticam o abate halal atordoado.

Um porta-voz do Subway disse ao Mail Online que toda carne halal servida nas filiais participantes é de animais que foram atordoados antes do abate.

Ela disse: “A crescente popularidade da cadeia do Subway com a diversificada população multicultural em todo o Reino Unido e Irlanda significa que temos que equilibrar os valores de muitas comunidades religiosas com o objetivo geral de melhorar os padrões de saúde e bem-estar dos animais".
Para agradar muçulmanos, Subway retira presunto e bacon de restaurantes no Reino Unido Para agradar muçulmanos, Subway retira presunto e bacon de restaurantes no Reino Unido Reviewed by Villas Boas on 23:31:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários ofensivos e anônimos serão apagados. Daremos espaço à livre manifestação para qualquer pessoa desde que não falte com o respeito aos que pensam diferente.

Tecnologia do Blogger.