Com território do tamanho do Pará, Angola tem 3 vezes mais focos de incêndio que todo o Brasil


Por Fellipe Luiz Villas Bôas

A Nasa divulgou dados do MODIS (Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer) que analisa a superfície da terra a cada um ou dois dias.

Segundo os dados, Angola e República Democrática do Congo, lideram o ranking de focos de incêndios.


A Weather Source registrou 6.902 incêndios em Angola (1,247 milhões de km²) nas últimas 48 horas, em comparação com 3.395 na República Democrática do Congo (2,345 milhões de km²) e 2.127 no Brasil (8.516 milhões de km²)


Quando comparamos as imagens, fica claro que os pontos de incêndio no Brasil, que estão na média histórica, são espaçados e em pontos isolados no vasto território.

O Brasil é o maior país dos trópicos e do hemisfério sul. Enquanto nos dois primeiros do ranking, é possível notar o aglomerado dos focos.


Nesta imagem, divulgada no dia 20 pela Nasa, é mais difícil encontrar um local que não esteja em chamas. Isso não é incomum nesta época do ano na África.

Sazonalmente, os agricultores ateiam fogo nos restos de antigos campos de cultivo para livrá-los das sobras de grama e arbustos. Essa ação também ajuda a devolver os nutrientes ao solo para garantir uma boa colheita durante a próxima estação de plantio. Este ritual agrícola é quase tão antigo quanto o tempo, com registros que chegam até 12.000 anos atrás.

Só em Angola, o site Global Forest Watch contabilizou 67.162 incêndios na semana passada. Na Zâmbia, 21.034, e na República Democrática do Congo 141.828. Mais de um quarto de milhão de incêndios em toda a África.


Nas últimas 48 horas, a Zâmbia ficou em quarto lugar na lista, enquanto o vizinho do Brasil, a Bolívia, ficou em sexto lugar.

Estamos nos esforçando para mostrar as coisas boas que os conservadores estão fazendo pelo Brasil. Se você nos ajudar, poderemos publicar mais artigos como esse. Visite o nosso Apoia.se!
Com território do tamanho do Pará, Angola tem 3 vezes mais focos de incêndio que todo o Brasil Com território do tamanho do Pará, Angola tem 3 vezes mais focos de incêndio que todo o Brasil Reviewed by Villas Boas on 20:43:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários ofensivos e anônimos serão apagados. Daremos espaço à livre manifestação para qualquer pessoa desde que não falte com o respeito aos que pensam diferente.

Tecnologia do Blogger.