Por Fellipe Luiz Villas Bôas
Mídia brasileira tenta emplacar narrativa de caos ambiental no Brasil, mas dados mostram o contrário
Dados oficiais do INPE mostram que o presidente Bolsonaro vem mantendo a mínima histórica de queimadas no Brasil, muito menos que o período em que Marina Silva foi ministra do Meio Ambiente, durante o Governo Lula, período tão defendido pela esquerda - foi justamente na gestão Lula que houve uma explosão de números de focos de incêndio.
Agosto
Inclusive no mês em que historicamente temos um aumento nos focos de incêndio, os índices mostram que seguimos abaixo da média em comparação aos outros anos.
O sol apagou?
Outra fake news lançada pela imprensa nos últimos dias foi de que a fumaça de incêndios da amazônia teria encoberto o sol de São Paulo na última segunda-feira.
![]() |
Imagens de satélite mostram incêndios florestais na América do Sul: só as cinzas de um vulcão seriam capazes de escurecer o céu de São Paulo | Foto: NASA
|
No Brasil, o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) também se pronunciou:
Segundo o INPE, a nuvem que cobriu SP é um fenômeno que já ocorreu em 2010 e 2017, e decorre de dois fatores: a entrada de uma frente fria e fumaça vinda do sudeste da Bolívia. De todo modo estamos preocupados e a caminho de MT para apoiar os Estados no combate às queimadas. pic.twitter.com/Phan4Rd4pP— Ricardo Salles MMA (@rsallesmma) August 21, 2019
Está claro que para a mídia não interessa a realidade se ela não colaborar com a narrativa contra o governo, cabe ao cidadão se informar para evitar cair nessas armadilhas.
Estamos nos esforçando para mostrar as coisas boas que os conservadores estão fazendo pelo Brasil. Se você nos ajudar, poderemos publicar mais artigos como esse. Visite o nosso Apoia.se!
0 Comentários
Os comentários ofensivos e anônimos serão apagados. Daremos espaço à livre manifestação para qualquer pessoa desde que não falte com o respeito aos que pensam diferente.