Donald Trump reafirma apoio à entrada do Brasil na OCDE e frustra imprensa militante
Por Fellipe Villas Bôas
A mídia militante tenta a todo custo emplacar a narrativa de que o governo americano estaria contra a entrada do Brasil na OCDE, mas encontram um problema pela frente: a realidade.
Primeira a se manifestar sobre o assunto, a embaixada americana divulgou uma nota esclarecendo os fatos:
A declaração conjunta de 19 de março do presidente Trump e do presidente Bolsonaro afirmou claramente o apoio ao Brasil para iniciar o processo para se tornar um membro pleno da OCDE e saudou os esforços contínuos do Brasil em relação às reformas econômicas, melhores práticas e conformidade com as normas da OCDE. Continuamos mantendo essa declaração.Mais tarde, foi a vez do Secretário de Estado americano, Mike Pompeo, se pronunciar:
Apoiamos a expansão da OCDE a um ritmo controlado que leve em conta a necessidade de pressionar as reformas de governança e o planejamento de sucessão. Continuaremos a trabalhar com outros membros da OCDE para encontrar um caminho para a expansão da instituição. Todos os 36 países membros da OCDE devem concordar, por consenso, com o calendário e a ordem dos convites para iniciar o processo de adesão à OCDE”.
Contrary to media reports, the United States, consistent with the March 19 Joint Statement from President @realDonaldTrump and President @jairbolsonaro, fully supports Brazil beginning the process to become a full member of the OECD.— Secretary Pompeo (@SecPompeo) 10 de outubro de 2019
E no fim do dia, foi a vez do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também rebater a narrativa da imprensa brasileira e americana sobre o assunto:
The joint statement released with President Bolsonaro in March makes absolutely clear that I support Brazil beginning the process for full OECD membership. The United States stands by that statement and stands by @jairbolsonaro. This article is FAKE NEWS! https://t.co/Hym9ZATHjt— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 11 de outubro de 2019
Estamos nos esforçando para mostrar as coisas boas que os conservadores estão fazendo pelo Brasil. Se você nos ajudar, poderemos publicar mais artigos como esse. Visite o nosso Apoia.se!