Especialista sinaliza jogada de mestre de Bolsonaro no caso "juiz de garantias"


Por Wilson Oliveira

O advogado especialista em direito eletrônico e direito ambiental, mestre e doutor em desenvolvimento local e professor universitário Raphael Rios Chaia publicou uma thread (sequência de posts) no Twitter afirmando que a sanção do presidente Jair Bolsonaro ao juiz de garantia é um "abacaxi que fica com o Congresso", uma vez que, segundo o próprio especialista, a medida poderá ser "derrubada via ADI junto ao STF por ser inexequível".

Nos seus escritos, Raphael também deixou duas perguntas retóricas no ar que sinalizam a provável derrubada da medida pelo próprio Congresso: "como o Congresso vai gerenciar o gasto gerado pela medida? Afinal, é preciso agora regular por Lei o papel do juiz de garantias, mas como eles vão prever os gastos necessários pra contratação de tantos juízes sem indicar a FONTE dessa receita?".

O especialista em direito explicou por que não é tão grave Jair Bolsonaro ter sancionado o juiz de garantias: "Deixar esse ponto passar não é tão grave por alguns motivos. Primeiro que o juízo de investigações estará caminhando junto do juízo de garantias. Segundo que a medida é meio que... inexequível na prática". Ele continuou sua explicação: "É inexequível porque cerca de 40% das comarcas do Brasil têm apenas UM JUIZ - e para a medida funcionar, precisariam de DOIS JUÍZES. Não dá pra dobrar o número de magistrados na base do decreto, e mesmo que se pudesse considerar o acompanhamento remoto, não seria eficaz".

Confira abaixo as publicações de Raphael Rios Chaia, que foram compartilhadas pelo deputado federal e filho do presidente da república Eduardo Bolsonaro:











Estamos nos esforçando para mostrar as coisas boas que os conservadores estão fazendo pelo Brasil. Se você nos ajudar, poderemos publicar mais artigos como esse. Visite o nosso Apoia.se!
Especialista sinaliza jogada de mestre de Bolsonaro no caso "juiz de garantias" Especialista sinaliza jogada de mestre de Bolsonaro no caso "juiz de garantias" Reviewed by Wilson Oliveira on 10:30:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários ofensivos e anônimos serão apagados. Daremos espaço à livre manifestação para qualquer pessoa desde que não falte com o respeito aos que pensam diferente.

Tecnologia do Blogger.