João Doria e Rodrigo Maia são aliados da China no comunismo global, explica jornalista


O governador de São Paulo, João Doria, e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, são dois exemplos da "diplomacia assertiva" que a China implementa com o propósito de ocupar postos-chave em instituições multilaterais. Essa é uma afirmação feita pela Jornalista Selma Santa Cruz em sua coluna na Revista Oeste.

"Para tracionar essa ofensiva, Pequim implementa uma diplomacia assertiva com o propósito de ocupar postos-chave em instituições multilaterais. E aposta num poderoso aparato de lobby para promover seus interesses em escala global por meio de relacionamento estreito com políticos, jornalistas e lideranças locais — como é o caso, no Brasil, do governador de São Paulo, João Doria, e do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia", diz trecho do texto.

A jornalista descreve uma série de fatores para apresentar uma detalhada explicação sobre uma nova guerra fria que está surgindo entre Estados Unidos e China. Selma explica que o país asiático, que vive sob uma ditadura comunista, está trabalhando uma campanha de divulgação para posar perante o mundo como país modelo no combate ao coronavírus.

No entanto, o próprio texto argumenta que isso não deve funcionar, apresentando alguns exemplos. Tem as denúncias que surgem na Europa sobre as doações de equipamentos médicos para combater a pandemia envolveriam, na verdade, contrapartidas comerciais. Outra questão é a dúvida sobre a eficácia e o sobrepreço dos produtos chineses importados. Inclui-se também a mobilização de vários países para exigir uma investigação independente sobre a origem da pandemia.

No trecho final, Selma também aborda a preocupação dos responsáveis pelas relações comerciais dos países emergentes com China, que geralmente adotam uma linha mais pragmática, dispensando o que eles chamam de "falácias" e "teorias conspiratórias".

Clique aqui para ler a coluna na íntegra.

Assista ao vídeo de análise de O Congressista TV: "Guerra de narrativas: a direita precisa defender a democracia":



Ajude O Congressista a crescer. Jornalismo sério custa dinheiro. Faça-nos uma doação através do nosso Apoia.se!
João Doria e Rodrigo Maia são aliados da China no comunismo global, explica jornalista João Doria e Rodrigo Maia são aliados da China no comunismo global, explica jornalista Reviewed by Wilson Oliveira on 02:28:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários ofensivos e anônimos serão apagados. Daremos espaço à livre manifestação para qualquer pessoa desde que não falte com o respeito aos que pensam diferente.

Tecnologia do Blogger.