Políticos temem que novo presidente da Câmara resolva ser fiel a Bolsonaro


Por Wilson Oliveira

Um clima de apreensão está pairando sobre a cabeça de vários políticos em Brasília, principalmente àqueles que querem evitar a reeleição de Jair Bolsonaro em 2022. Eles temem que o presidente da República consiga emplacar um nome fiel na eleição para o comando da Câmara dos Deputados, que acontece no próximo mês de fevereiro.

O fato do centrão ter aderido à base do governo federal é um indicativo de que essa possibilidade passou a ganhar força. Arthur Lira, líder do Progressistas, e Marcos Pereira, líder do Republicanos, estão disputando a preferência de Bolsonaro para a disputa, revela uma fonte ligada ao bloco.

Antevendo essa possibilidade e percebendo que existe uma demanda para se opor ao candidato do Planalto, MDB e DEM resolveram se afastar oficialmente do centrão, embora já ensaiassem essa movimentação já faz algum tempo. É possível que esses dois partidos realizem uma aliança para estarem juntos na eleição da Câmara.

Não está descartado, inclusive, que as duas legendas busquem uma composição com partidos da extrema-esquerda, como PDT, Rede, PSB e PCdoB. O PT, por sua vez, não deve ser procurado. O partido dos ex-presidentes Lula e Dilma sustenta que terá candidato próprio na disputa e tenta levar consigo outros partidos, como o PSOL, oferecendo a vice-presidência da Casa.

Apontadas como independentes, outras legendas que se negam a se juntar ao bloco denominado centrão, como PSDB, PSL, Podemos e Novo, também são atrativos que podem ser chamados por DEM e MDB para uma conversa. Desse grupo, no entanto, já é praticamente certo que o Novo não queira se juntar a nenhuma outra legenda e lance novamente o nome de Marcel van Hattem para a disputa, ao menos para marcar território.

O fato é que as cartas estão começando a ser jogadas à mesa, com o presidente Jair Bolsonaro bastante atento a cada movimentação. O Governo quer aprovar duas grandes reformas e duas grandes privatizações ao longo de 2021, e ter um presidente da Câmara aliado será fundamental para isso.

VEJA TAMBÉM NO VÍDEO ABAIXO:

Comentando matéria da Veja sobre vitória de Bolsonaro em pesquisa



Ajude O Congressista a crescer. Jornalismo sério custa dinheiro. Faça-nos uma doação através do nosso Apoia.se!
Políticos temem que novo presidente da Câmara resolva ser fiel a Bolsonaro Políticos temem que novo presidente da Câmara resolva ser fiel a Bolsonaro Reviewed by Wilson Oliveira on 19:34:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários ofensivos e anônimos serão apagados. Daremos espaço à livre manifestação para qualquer pessoa desde que não falte com o respeito aos que pensam diferente.

Tecnologia do Blogger.