Relembre: Marcelo Freixo falou em 'destruir governo Bolsonaro'

14:41:00 0 ''


Por Wilson Oliveira 

Durante evento de comemoração dos 40 anos do PT, em fevereiro de 2020, o deputado federal Marcelo Freixo afirmou que a esquerda precisava "destruir o governo Bolsonaro", fala com teor semelhante a de Daniel Silveira, que foi endereçada ao STF, com críticas nominais a seis ministros. 

"Temos que destruir o governo Bolsonaro. Resistir é ganhar tempo. Precisamos de algo mais que resistir.", afirmou Freixo em debate com representantes de partidos de esquerda, durante festa organizada pelo PT. 

No evento, estavam presentes Gleisi Hoffmann, presidente do PT, Carlos Siqueira, presidente do PSB, a ex-deputada Manuela D'Ávila (PCdoB) e o presidente do PDT, Carlos Lupi. 

Nem na ocasião nem em momento posterior os presentes manifestaram que a fala de Freixo transmitiu uma mensagem antidemocrática. No entanto, todos esses partidos entraram com uma representação pedindo a cassação do mandato do deputado Daniel Silveira alegando que seu vídeo foi antidemocrático. 

Atualmente, no Brasil, existe uma confusão muito grande sobre qual o limite da liberdade de expressão. Quando testemunhamos uma mensagem contra o presidente Jair Bolsonaro, por mais que seja carregada de discurso de ódio e intenções antidemocráticas, vemos uma permissão ilimitada. No entanto, quando um político ou ativista bolsonarista externa mensagem semelhante direcionada ao STF, as punições mais pesadas são acionadas.

Não há como acreditar que exista uma democracia plena no Brasil, com senso de justiça e direitos iguais para todos, enquanto a esquerda puder falar o que quiser, e a direita sofrer uma perseguição desenfreada, com frequentes, notórios e manifestos abusos de poder por parte da Corte que deveria prezar pela Constituição e garantir o direito de todos.